a carregar

Apresentação

O Sindicato Independente da Banca, fundado em 31 de Maio de 1999, como o próprio nome indica é, e pretende ser sempre, um sindicato autónomo, independente do estado, do patronato e de associações de qualquer natureza, designadamente de carácter político e religioso.

É um Sindicato a nível nacional e abrange todas as categorias do setor bancário. Orienta a sua ação pelos princípios do sindicalismo democrático livre e independente, defendendo a solidariedade entre todos os trabalhadores, em especial os do setor bancário, no respeito pelas características próprias de cada grupo profissional.

O Sindicato fundou em conjunto com o SNQTB a Federação de Sindicatos Independentes da Banca, sendo a primeira a ser criada neste setor. É igualmente um dos fundadores da USI - União dos Sindicatos Independentes, que pretende ser a legítima representante dos sindicatos não filiados na CGTP-IN e na UGT e de cariz independente em relação às forças políticas.

Pela sua ação o Sindicato pretende ser uma referência no setor, pugnando pela defesa dos direitos e regalias dos bancários, procurando ampliar os benefícios, como tem vido a fazer, principalmente na assistência médica e medicamentosa.